sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Você sabe qual é, verdadeiramente, a importância de uma Associação de Moradores?

CRIAÇÃO
A ideia de moradores se associarem em um espaço comunitário de um quarteirão, bairro, vila, viela ou favela nasce do despertar da consciência coletiva de sua dignidade como ser humano e de seu valor político e social.

FINALIDADES
Uma associação de moradores firma-se como:
- Meio de solidariedade entre os seus habitantes;
- Entidade jurídica representativa da comunidade nas lutas e mobilizações em prol da defesa do direito, da moral e dos costumes;
- Entidade fiscalizadora dos entes públicos e dos políticos eleitos por essa parcela da população.

ORGANIZAÇÃO
A união de pessoas sem organização direcionada a um fim não conduz a nenhum resultado significativo. É o povo organizado, guiando os rumos da sociedade pela política ou pela força associativa, que dá real sentido ao significado do termo Democracia, fazendo surgir um Quarto Poder, o das Organizações Não Governamentais (ONGs).

EFICÁCIA
Uma associação de moradores atuante e comprometida com seus princípios tem tanto poder quanto todos os políticos que ajuda a eleger, porque pode fiscalizar e denunciar qualquer autoridade e pode representar legalmente seu bairro e os moradores em todas as esferas: social, política, comercial e jurídica.

A força criada por essa entidade vai muito além dos limites da comunidade, alcançando toda a cidade e o país, até atingir o papel que de direito lhe é concedido pela Constituição Federal. Dessa forma pode-se atingir o grau máximo da cidadania, com o convencimento pleno de que cada cidadão goza de direitos políticos e civis.

CONSCIENTIZAÇÃO
O papel das associações de moradores só não é maior por causa da fragmentação do associativismo comunitário. É muito difícil obter a conscientização da importância e do poder de uma associação de moradores quando se explica isso numa comunidade pobre e abandonada, formada em sua maioria por trabalhadores que não dão crédito a si mesmo para reivindicar seus direitos ou não querem mover-se por medo de retaliações.

Há muita diferença entre uma associação composta por advogados, médicos, empresários e outra formada por pessoas de baixo grau de escolaridade, com limitações de raciocínio por conta da pouca importância que dão a si mesmas. Mas, mesmo assim, vale a pena tentar promover a conscientização.

Portanto, por favor, cidadão, leve sua inteligência mais a sério e dê a devida importância ao associativismo comunitário.

Faça parte da Associação de Moradores do seu bairro!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário